Buscar
  • Frantz Soares

Desenhos - Renato Rosa

Atualizado: 3 de ago.

Por Renato Rosa

Junho de 1989





FRANTZ: As metas da vida

O trabalho de Frantz é o resultado de “erros e acertos que acabam acertando por insistência”. Esta afirmativa não é minha, embora seja irônica e mordaz, eu também sou irônico e igualmente mordaz, porém, minha referência seria de outra ordem porque respeito o trabalho de Frantz. Esta citação provém de um critico de arte. Acho bem observado, apesar de um certo ranço pré-conceituoso.

Claro está que o jovem artista encontra-se no auge de seus verdes anos - e deve aproveitar esta energia - sem que, com isso, seu ímpeto criativo e pessoal esmoreça.

É por aí, Frantz! (assim gritaria a galera empolgada)

Vai errando, vai acertando, vai “ser guache na vida”, sem medo, com determinação, coragem, sem olhar para trás. Tens um compromisso que é com o presente e o futuro. Dá para pedir mais da vida? Dá.

Falei em determinação e coragem e, precisamente, estas duas palavras de ordem podem funcionar como chaves para abrir a porta que conduzirá ao entendimento e a obra-Frantz.

A trajetória de Frantz se dá permanentemente “on the road”, assim foi quando de sua saída de Rio Pardo para Porto Alegre e daqui para o Norte/Nordeste, São Paulo/Rio e depois Europa.

Procurem Avaliar a cabeça, a loucura, o quixotismo, a solidão de homem por terras, hábitos, costumes diferentes em três etapas seqüenciais dignas de nota: Natal, aniversário e Ano Novo. Longe dos amigos, da mulher, dos filhos (o segundo nasceria em sua ausência), lá no outro lado do mundo. E isto apenas com vinte e cinco anos...

Sem dúvida é preciso muita determinação e coragem para enfrentar estas passagens ... Mas isto, me parece, Frantz sabe. E tudo em nome de uma carreira, de uma vocação. Quero dizer, em suma que: Frantz não está aí para brincar. Ele se expõe e mergulha na vida, com vontade, com liberdade.

Frantz tem metas a serem atingidas.

Frantz tem uma carreira pela frente.

Frantz tem uma profissão.

Frantz é um profissional como poucos conseguem ser em sua geração.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo